Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





2 de dezembro de 2007

Projeto Escola Aberta - parceria CUFA Go


No dia 1º de dezembro fomos conhecer uma comunidade que fica na região sul da grande Goiânia: Escola Municipal Residencial Itaipu. É uma escola regular que desenvolve aos fins de semana um projeto chamado Escola Aberta, que foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência na comunidade escolar. Os estudantes e moradores do bairro podem participar de diversas atividades como oficina de dança como hip hop, break e a capoeira. Acontecem também oficina de artesanato, tricot, bordado, silk, reutilização de materiais e entre outras.


Estivemos em contato com jovens e buscamos quais eram as suas maiores dificuldades dentro da sociedade. Nos relatos, o preconceito veio encabeçando a lista, mas entre uma coisa e outra, eles sentem a necessidade de uma estrutura fixa e integral, que funcione todos os dias, promovendo atividades e discussões que fortaleçam a identidade cultural sendo essa reconhecida e inserida como tal. As oficinas da escola aberta já apresentam resultados porém, em se tratando do hip hop é necessário um projeto consistente que instrua e mostre a realidade de pessoas que participam e lideram tal movimento reconstruindo o olhar para essa modalidade.


Sentimos certa resistência por parte da coordenação para tentar implantar algum tipo de projeto, talvez pelas barreiras naturais de uma nova proposta, o que nos estimulou a buscar parceiros para o desenvolvimento de mecanismos para incluir esses jovens e crianças em atividades socioculturais que supram suas necessidades. Eles querem de fato um lugar onde possam estar todos os dias para aprender, dançar, produzir, discutir, brincar, fazer, e serem ouvidos.

1 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se aqui em ariquemes-ro já existe o cufa,com eventos esportivos e lazer igual o de vcs ai de goiania?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons