Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





21 de janeiro de 2008

Lançamento de "Falcão-Mulheres e o Tráfico" em Goiânia


A CUFA ( Central única das favelas), como sempre, vem desenvolvendo ações de inclusão social em diversos estados do Brasil. Goiás recentemente foi incluído nessa luta pela verdadeira democratização da cultura,educação, arte, musica, dança , saúde , sobretudo Humanidade.

Dezesseis de janeiro, 16 horas da tarde, Mv Bill chega para o lançamento do seu livro “Falcão, Mulheres e o tráfico” num presido feminino na periferia de Goiânia. As Reeducandas aguardavam com um mix de paixão, esperança , ódio, ternura e remorso. A imprensa em geral compareceu. A maior janela foi escancarada diante delas e dos políticos que representavam a sociedade comum. Depois de um discurso e de apresentar a CUFA Goiás para os presentes, MV Bill, democratizando também a palavra, colocou em voga as necessidades das reeducandas fazendo com que elas tivessem voz ativa. Houve comoção, todas as lentes e microfones voltados para aquelas que eram as personagens principais não só do livro, mas da vida real. Os comentários feitos por elas foram reais e foram vistos por pessoas reais. Indagações, reclamações, elogios. Tudo gravado para a sociedade em comum. Pronto, missão cumprida, ou pelo menos parte dela. Fizeram ser vistas, voltaram a ter voz ativa, pelo menos por alguns minutos , que o artista cuja imagem representativa, inibiu a todos e a quaisquer comentários que posteriormente pudessem ser ditos. Os políticos aplaudiram, prometeram e sorriram, tudo isso ta gravado na memória e nas fitas das dezenas de jornalistas que estavam lá e claro , nas nossas lentes . “A CUFA pode contar com agente, estaremos juntos para o que precisarem”, foram essas as palavras de dez entre dez representantes dos poderes do estado e município. Ótimo, agora é nossa vez de começar a fazer por elas e pelos que estão de fora da penitenciaria, evitando que uma vez fora, a possibilidade de estar dentro é eminente.

Dezesseis de janeiro, 20 horas, Junto com o Coordenador da Cufa Goiás, Dyskreto, o Simpático e objetivo MV Bill faz mais um lançamento do livro no auditório da FIEG ( Federação das Industrias do Estado de Goiás), e novamente reuniu políticos, jornalistas, empresários, representantes de movimentos negro,de homossexuais , mulheres, enfim, todos os interessados numa distribuição justa e homogenia dos recursos financeiros destinados ás ações sociais. Apresentou o livro e lançou a CUFA Goiás “embrião” com suas palavras. Embrião por se tratar de algo que ainda não nasceu, que pra que isso aconteça, muita coisa vai ter que acontecer. Para isso a Coordenação regional vem buscado apoio de todos os nichos da sociedade, apresentando as idéias e desenvolvendo projetos para serem aplicados o mais rápido possível, desde que os recursos estejam ao alcance e pra isso é necessário o diálogo, a discussão.

Questionados pela legitimidade da CUFA Goiás em relação ao ultimo evento que reuniu, alem da comunidade e dos lideres de movimentos sociais , e possíveis “intelectuais” e formadores de opinião do estado, a coordenação se manteve concentrada em seus objetivos, entendendo que é preciso que se faça ser visto para ser notado, entendendo que não adianta ter dezenas, centenas de projetos e não ter o suporte para executá-los.

A CUFA tem que ter esse poder de dialogar com diversas classes para que possa comprometer o dinheiro do povo para o povo. Entende-se disso tudo, que a CUFA Goiás tem buscado aliados em diversos segmentos da sociedade, para apresentar projetos e captar recursos para implantá-los da maneira mais sóbria e democrática possível. A favela fazendo para a favela, porém, os recursos têm que ser buscados de onde se espera que ele venha. Desses parceiros que vêm da classe média, alta , dos políticos empenhados e das instituições familiarizadas com os anseios do povo.

Façamos então. A CUFA Goiás não é só querer. É fazer também, “eu acredito e luto”. Cada um com seu cada qual e fazendo do seu jeito.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons