Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





19 de janeiro de 2009

Cuiabá vai sediar o 4º Encontro Nacional da Cufa

(Encontro nacional em Brasília - 2008)

Por Fernanda Quevedo

De 29 de janeiro a 01 de fevereiro a calorosa Cuiabá será a capital Nacional da Cufa. A questão é coordenadores estaduais se reúnem para finalizar o planejamento estratégico nacional de 2009 da organização, que começou a ser feito em novembro do ano passado em Brasília, e durou cinco dias. Os principais projetos a serem discutidos serão a Liibra (Liga Internacional de Basquete de Rua) e o projeto "Os Invisíveis". Celso Athayde, conselheiro nacional e fundador da Cufa sentirá pela primeira vez o calor cuiabano, tal como grande parte dos cufistas de todos os estados do país que também aproveitarão o momento para conhecer a Chapada dos Guimarães.

A Liibra tem sido o plano mais debatido dentro da organização, por conta de suas peculiaridades bem como sua abrangência, que se tornou mundial. A única liga brasileira de basquete de rua tornou-se internacional, com representantes na América Latina, Estados Unidos e Europa, países onde o esporte-arte já tem sido fomentado, com a criação de times e discussões sobre as regras do esporte. Além do alinhamento das estratégias, já que até junho todos os estados realizarão etapas regionais, as parcerias para o fomento do esporte no mundo também estarão em pauta. Celso Athayde e Claudia Raphael da Cufa do Rio de Janeiro farão a explanação da Liibra, com o intuito de solucionar todas as dúvidas com relação ao projeto.

Já o projeto "Os Invisíveis" que foi delineado no último encontro nacional da Cufa, com a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro que afirmou a importância da Cufa para o Brasil. Quem também participou do encontro da Cufa no ano passado foi o secretário executivo Wadson Ribeiro, onde apresentou programas esportivos-sociais do Ministério do Esporte. Outra presença marcante foi de Reinaldo Gomes, coordenador executivo do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A trinca Cufa-Pronasci- Ministérios de Justiça e Esporte articulam-se no enfrentamento da violência, seus reflexos e causas no país, propondo ações interventivas e motivadoras, que tirem jovens das favelas brasileiras da condição de invisibilidade ou visibilidade deturpada.

A Liibra será realizada em todo o Brasil, ainda no primeiro semestre deste ano. O "Os Invisíveis", só será desenvolvido onde o Pronasci está instalado.

Política de descentralização

A realização do encontro em Cuiabá faz parte de uma política de descentralização, onde os estados "fora do eixo" devem receber coordenadores de todo o Brasil, começando por Cuiabá. Os primeiros encontros aconteceram no Rio de Janeiro e Brasília, com o intuito de facilitar a locomoção dos coordenadores em especial do Norte e Nordeste. Com a política de descentralização, próximos encontros devem acontecer em estados dessas duas regiões.

1 comentários:

Basquete disse...

Blz! Muito bom saber que a Cufa está se articulando aqui no nosso Estado...Sou Prof de Educação Fisica e trabalho com basquete no Jardim Curitiba Goiania... gostaria muito de articular com entidade como a Cufa pra promover um evento de basquete de rua e hip-hop aqui na regiao ok!
Prof. Paulo
orkut e email:
basquetecpmgayrtonsenna@gmail.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons