Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





25 de março de 2009

CÂMARA APROVA FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM GOIÂNIA

Publicidade DM

O projeto, de autoria dos ex-vereadores Marina Sant’anna e Serjão, ambos o PT, havia sido aprovado no ano passado, mas foi vetado pelo Prefeito de Goiânia. O líder do Prefeito, Bruno Peixoto(PMDB), tentou de todas as maneiras manter o veto, anunciando que o Paço encaminharia à Câmara, ainda nesta semana, um projeto que criaria ponto facultativo para comemorar o Dia da Consciência Negra.

Mas seus argumentos não foram suficientes para convencer a maioria dos seus pares, incluindo os vereadores que fazem parte da base de sustentação política do Paço no Legislativo goianiense. Bruno alegou inclusive que o projeto é inconstitucional. “Goiânia já conta com quatro feriados municipais, como determina a legislação federal. A criação de outro feriado, portanto, fere a lei maior”, sustentou. O vereador também alegou que “mais um feriado vai criar problemas para o comércio local”.

As ponderações do líder do Prefeito foram rebatidas pelos vereadores Elias Vaz(PSOL), Tatiana Lemos(PDT), Djalma Araújo(PT), Maurício Beraldo(PSDB) e Negro Jobs(PSL). Djalma lembrou “essa Casa deu hoje uma demonstração de autonomia e independência política. Uma atitude que não significa uma afronta ao Prefeito”.

Polêmica

O veto do Executivo centralizou todas as discussões da sessão, envolvendo a base do prefeito e a oposição. Vários vereadores ocuparam a tribuna para falar sobre o assunto. A ex-vereadora Marina Sant’anna, que acompanhou a votação, disse que “a Câmara demonstrou grandeza de propósito. Merece o aplauso de toda a comunidade goianiense”. Lideranças do movimento negro em Goiânia distribuíram aos vereadores um documento sobre os municípios brasileiros que já adotaram 20 de novembro como data para comemorar o Dia da Consciência Negra. Nesse dia, em 1695, foi assassinado Zumbi dos Palmares,(quilombo existente em Alagoas). Ele foi um dos líderes negros que lutaram contra a escravidão no Brasil.

Em Mato Grosso, por exemplo, aponta o documento, esse Dia é comemorado em 141 municípios, vindos a seguir São Paulo (com 97 municípios), Rio de Janeiro(com 92) e Mato Grosso do Sul(77 localidades). Em Goiás, o feriado já existe nos municípios Flores de Goiás e Santo Antonio do Descoberto.

Fonte: Diário da Manhã


7 comentários:

Vini disse...

vadiagem pouca é bobagem.

Anônimo disse...

ronaldo essa corja de pseudos politicos nao passam de desocupados a extorquir o municipio quero ver quando faltar o dinheiro publico para eles furtarem

Anônimo disse...

Vai trabalhar!!! Cambada de vagabundo. :)

Anônimo disse...

Alzheimer: isso serve pra provar que racismo é mesmo coisa de preto!!!! Eles acabam com eles mesmo.

Anônimo disse...

Eu acredito que os negros devem sempre ser lembrados. Infelismente por motivos ruins, pois eles tiveram um passado muito sofrido e injusto. Como não podemos desfazer o mal feito, podemos homenagea-los com um dia. É impressionante como há racismo hj em dia, quem sabe mais tarde essas pessoas acordem pra vida! Ludmila

Anônimo disse...

Mostra mais uma vez o ATRASO DE GOIÁS, perante outros estados como Rio e SP. Têm sim que ter o dia da Consciência Negra. Por que não?

R. disse...

E que dia vamos comemorar (matar serviço) o dia da consciencia branca? ? ? ?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons