Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





1 de novembro de 2009

Cufa discute políticas públicas para diversidade!


Entre os dias 5 e 6 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, o Presidente da Cufa, Danillo Bitencourt, estará participando do II Seminário sobre políticas públicas para a população LGBT moradora de Favelas que tem como objetivo a formação de um quadro político entre a população LGBT moradora de favelas, entendendo-os como sujeitos de direitos políticos e autônomos na construção da cidadania e de um mundo mais igualitário.

A Cufa, desde 2007, quando elegeu um homossexual para representar a instituição vem crescendo o debate da presença dessa comunidade em seus locais de atuação. Começou, então, a refletir sobre a diversidade dentro de suas bases de trabalho, estendendo à realização de ações pontuais para agregar indivíduos, cuja orientação sexual é diferente dos padrões que se estabelecem como normais. São esforços, portanto, que a Cufa está pautando suas atividades para que, no âmbito das políticas públicas, esta população, que vive a exclusão de direitos sociais, seja referenciada.

MV Bill, ao aderir a campanha Não Homofobia em 2008, que recolhe assinaturas para a votação do PLC122/06 que criminaliza a homofobia no Brasil, diz que ao expressar sua opinião contra a homofobia publicamente, já é uma grande contribuição, porém espera poder ser ainda mais participativo. “É lamentável ser reproduzido com a mesma ignorância que a sociedade ensina. As pessoas não admitem a homossexualidade, piora ser for preto, aumenta se for pobre, e isola se for da favela. É um preconceito que sofre acréscimo de acordo com a realidade social do indivíduo. Infelizmente é necessário criminalizar para conscientizar. É um mal nacional e todos precisam rever suas posições, inclusive o hip-hop, que luta contra o preconceito, mas escorrega ao lidar com a homossexualidade e a questão de gênero. A luta será grande”, enfatiza.

Programação do Seminário

Na abertura do evento, o Grupo Conexão G irá apresentar as iniciativas do grupo relacionadas ao fortalecimento da cidadania LGBT nas favelas. Em seguida, representantes de organizações ligadas ao movimento LGBT e gestores públicos abordarão avanços e desafios para a construção e implantação de políticas públicas para a população LGBT, priorizando as pessoas que vivem em favelas.

Ainda no dia 05 de novembro, os relatos das experiências de vida de lésbicas, gays. Bissexuais, travestis e transexuais, moradores de favelas cariocas, serão apresentados na mesa-redonda “População LGBT moradora de favelas, um retrato vivo da realidade vivenciada”. Os desafios das ações e políticas de prevenção das DST/Aids e análises sobre questões como violência e discriminação serão outros temas do primeiro dia do evento.

O dia 06 de novembro vai começar com um debate sobre as ações de assistência social e trabalho e emprego necessárias para consolidar uma resposta contra a exclusão da população LGBT moradora de favelas. Após essa mesa-redonda, haverá a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e outras DST entre Gays, HSH e Travestis. As discussões seguintes abordarão a inserção das especificidades da população LGBT moradora de favelas na pauta deste movimento social.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no blog do Grupo: http://conexaogdamare.blogspot.com/.

Fonte: http://cufaitapua-bahia.blogspot.com/

Por Camila Araújo


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons