Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





8 de janeiro de 2010

1ª Conferência Nacional de Comunicação

Nos dias 14 a 17 de dezembro de 2009, foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, a Confecom. Na etapa estadual, ocorrida em setembro na Assembléia Legislativa de Goiás, três membros da CUFA-GO foram eleitos como delegados para representar as favelas na Conferência Nacional em Brasília. São eles a coordenadora de comunicação, Camila Araújo, a coordenadora de Publicidade e Marketing, AnaLu Oliveira e o grande parceiro do Basquete de Rua em Goiânia e Aparecida de Goiânia, Karlos Henrique.

O evento contou com a presença de diversas autoridades do Poder Público, importantes empresários do setor de Comunicação, além de entidades do movimento social e o Presidente da República , Luís Inácio Lula da Silva.

Prontos e dispostos a discutir e definir uma nova política nacional de comunicação, os delegados eleitos em todo o Brasil apresentaram e votaram diversas propostas.

É importante ressaltar as que tratam de rádios comunitárias. A Constituição Federal, atualmente, proíbe publicidade em rádios desse caráter, o que resulta a falta de recursos financeiros para manter essas mídias e consequentemente o seu fechamento. Foi aprovada uma proposta que diz respeito à autorização da venda de espaço publicitário e a criação de um fundo para subsidiar estes veículos. O objetivo é que este fundo seja criado com verba do Poder Público e Setor Empresarial.

Outra proposta de extrema importância é sobre a criação de uma empresa pública voltada para a produção cinematográfica. Com ela, as grandes e pequenas produções brasileiras terão maiores chances de sair do papel, além de terem seus espaços garantidos para veiculação.

A Confecom entrou para a história do país, pois nunca os três setores - Poder Público, Sociedade Civil e Empresários - haviam se reunido para discutir a política nacional de comunicação atual que é totalmente ultrapassada. Além de favorecer uma pequena parte da população, a comunicação no Brasil ainda deixa muito a desejar, tanto em conteúdo como em distribuição. São eventos como esse que abrem as portas para discussões e reflexão sobre o que é feito atualmente.

Todas as propostas aprovadas na plenária final da Conferência serão encaminhadas para o Congresso Nacional e depois votadas e sancionadas pelo Presidente da República.


Por Analu Oliveira

(Edição de Camila Araújo)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons