Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





6 de julho de 2010

Central Única das Favelas participa da Pós Conferência de Comunicação



No dia 01 de julho de 2010 a Central Únicas das Favelas (CUFA) participou da Pós-Conferência de Comunicação realizada na Câmara dos Deputados. Além da CUFA estiveram presentes instituições como Intervozes, Empresa Brasil de Comunicação, Federação dos Radialistas (FITERT), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entre outras, e ainda, a Deputada Luiza Erundina que tem acompanhado todos os processos da conferência de comunicação.

Este pós-encontro tinha como objetivo avaliar a Conferência realizada nos dias 14 a 17 de dezembro de 2009 que aprovou 633 reivindicações históricas quanto à democracia e a efetivação do direito à comunicação. Definir pauta política comum e campanhas prioritárias e ainda, os próximos passos e as perspectivas da luta pela democratização das comunicações.

A Deputada Luiza Erundina, que também esteve presente, acredita que ainda neste mandato existe a possibilidade de implantar algumas metas já aprovadas, como são mais de 600, é necessário definir prioridades.

Para Nascimento Silva, membro da FITERT, além da reunião ser um marco para a comunicação do país, é ainda um avanço para a mulher da sociedade moderna, “É importante frisar que a grande maioria presente na plenária é mulher. Veja que lindo! A inserção da mulher nos espaços de decisão!”

Diante de tal necessidade, o grupo presente sistematizou as 633 propostas e selecionou as prioritárias. Dentre elas propostas que contribuirão para a Comunicação Comunitária, como por exemplo: Buscar recursos para a formação de comunicadores populares e desenvolver estratégias de qualificação em parcerias com universidades, centros de pesquisa, sociedade civil, empresas de comunicação, e ainda, estimular as instituições de ensino superior a oferecerem cursos de extensão em parceria com os comunicadores populares, dentre outras que iniciam o processo de socialização da comunicação com a sociedade.

Além das propostas sobre comunicação comunitária foram consideradas prioritárias também as questões raciais, formação do profissional em comunicação social, educação para a mídia, sistema de outorgas, combate ao preconceito, telecomunicações, banda larga, software livre, entre outras.

O grupo marcou novos encontros para os meses de agosto, setembro e outubro, que também acontecerão na Câmara dos Deputados. O intuito é que tudo o que foi construído antes e durante a Conferência Nacional de Comunicação, tenha continuidade e principalmente, seja aplicado em sua totalidade.

Colaboração: Cufa Goiás e Cufa DF.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons