Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





13 de julho de 2010

Congresso Internacional sobre o crack apresenta suas propostas

Congresso Internacional encerra as atividades discutindo propostas nas oficinas.

O último dia do I Congresso Internacional de crack e outras drogas começou com a Conferência de Ricardo Sánchez Huesca do México que abordou o tema dos serviços de Saúde Mental voltado para a prevenção. Para ele, a frequência na escola é um dos meios importantes para evitar o uso ou a dependência na droga.

Conferência Ricardo Huesca (México)

Huesca apresentou a premissa de que “as ações obedecem a uma motivação fundamental do ser humano: evitar a dor, deixar de sofrer e ser feliz...”. Com isso, ele complementa que não temos apenas que afastar as pessoas das drogas e oferecer tratamento mas, sim, oferecer possibilidades de serem felizes.

Painel Redução – Cláudio Brito Coordenador da mesa

Na abertura do painel sobre redução de oferta, o jornalista Cláudio Brito comentou sobre a participação da CUFA no Congresso e nas oficinas temáticas e a importância das experiências trazidas pelo Articulador Nacional, Preto Zezé (CUFA CE) e da Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira.
À tarde, nas oficinas, os participantes puderam apresentar e discutir proposições de acordo com cada tema abordado e cada experiência apontada. Na oficina de Prevenção, Movimentos Culturais e Comunidades, com a participação da Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul, Náthaly Weber, as propostas giraram em torno de oferecer mais possibilidades de articulação e participação direta e efetiva das comunidades em projetos e ações voltados para prevenção ao uso de drogas e promoção à saúde.

Uma das propostas apresentadas pela CUFA RS foi a criação de Espaços Sócio educativos, onde o Estado em parceria com organizações da sociedade civil ofereçam, de forma gratuita, acesso à atividades culturais, esportivas e acompanhamento psico-social. Essa proposta surgiu da necessidade apontada por diversas cidades do Rio Grande do Sul, onde os jovens não tem opção de lazer e espaço para apresentar e desenvolver seus talentos, ficando assim, mais vulneráveis à influência das drogas e da violência.

Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul Náthaly Weber apresentando a proposta.

A CUFA, em todo o Brasil e em suas bases internacionais, vem colocando em prática estratégias para inibir o crescimento do uso e abuso de drogas e vem participando de todos os espaços de discussão e construção de novos saberes para contribuir com o melhor desenvolvimento humano e social.
Expositores “Por dentro da Lata” com as participações de Domingos Gerente da AMP/RS, Cláudio Brito Promotor e repórter do grupo RBS e Dinorá Rodrigues CUFA RS


Expositores da CUFA – Ivanete Pereira, Náthaly Weber e Preto Zezé

Parabenizamos a todos os organizadores do I Congresso Crack e outras drogas. A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Ministério Público como um todo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os apoiadores como a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a RBSTV que estão investindo para que tenhamos um futuro próximo melhor do que o que as estatísticas vem apontando em relação às drogas e à violência.

CUFA RS
Fotos:Náthaly Weber e William Rodrigues.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons