Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





1 de setembro de 2010

SABATINA DA CULTURA EM GOIÁS - PRIMEIRO DIA

O primeiro dia da Sabatina da Cultura em Goiás começou com os candidatos ao Governo de Goiás Marta Jane (PCB) e Washington Fraga (PSOL). Cada candidato teve 60 minutos para apresentar propostas em prol da Cultura em nosso estado.

A candidata Marta Jane acredita que um dos grandes males para a produção cultural não só em Goiás, mas em todo o país é o modo como a mesma é tratada pelos governos.

" A cultura é tratada como mercadoria. Essa é a proposta capitalista, a produção cultural é uma mercadoria que se não vende e rende lucros, não serve."

Marta Jane disse ainda que a cultura deve ser política de Estado e não política de Governo.
"Quando é política de Governo, não há continuidade quando mudam os governantes. Quando é política de Estado, é lei, é dever de todos os governantes."

Questionada sobre a dotação orçamentária, Marta Jane disse que o mínimo que deve ser destinado para a cultura é 3 % do orçamento do Estado.

Sobre as expressões culturais no interior de Goiás, a candidata disse é necessário descentralizar as políticas de cultura e criar espaços nos municípios para que os mesmos possam ter meios de promover as suas ações culturais.

Para Marta Jane, as leis de incentivo a cultura denunciam a falta de políticas para a cultura e as considerou insuficientes. Defendeu a criação da Secretaria Estadual de Cultura com dotação orçamentária e a criação dos Conselhos Populares de Cultura.

WASHINGTON FRAGA

O candidato do PSOL, Washington Fraga afirma que os governos devem respeitar a autonomia dos movimentos sociais, sobretudo movimentos relacionados a cultura. Fraga acredita que governos democráticos devem ter o controle social. Baseado nisso, o candidato afirma que cabe aos trabalhadores da cultura participarem dos Conselhos de Cultura e nomearem o Secretário de Cultura.

Para aproximar as expressões culturais do povo, Washington Fraga propõe a implementação de oficinas de arte nas escolas e defendeu também a educação integral e não escola em tempo integral.

Fraga se considerou surpreso com a articulação dos trabalhadores da cultura em Goiás." Estou surpreso e feliz por ver todos vocês empenhados na defesa da difusão das mais diversas expressões culturais de nosso Estado."

Dia 1º de setembro, os candidatos Íris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) participarão da Sabatina da Cultura em Goiás. A transmissão será feita pelo DMTV e poderá ser vista no site www.dm.com.br.

Por AnaLu Oliveira.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons