Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





14 de outubro de 2010

Coloca o saco!

Vou direto ao ponto. Eu assisti Tropa de Elite 2 e, acreditem, duas vezes seguidas. Eu precisava fazer isso, não queria deixar de dar uma segunda chance ao filme para que eu enxergasse alem do óbvio: mais um filme violento com um herói justiceiro. Um Jack Bauer brasileiro com quem o povo se identifica e sinceramente eu consegui, vi além disso. Não chegou a me surpreender porque eu já sabia o final antes de assistir já que assistimos o final desse filme todos os dias nos noticiários de TV, seja nos mais sérios ou nos oportunistas calibre grosso ou chumbo trocado sei lá.
Mas neste filme acontece algo legal, o dramático Cap. Nascimento começa a cair na real sobre a polícia e a política que a controla e entra em parafuso porque se dedicou 20 anos como policial para nada. Parece reprise na minha mente porque há 3 anos eu conheci no Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, o verdadeiro Capitão Nascimento que me falou sobre sua frustração e é tudo que hoje vemos no filme.
Eu me lembro dele dizer coisas como: o Bope matou crianças no fogo cruzado e eu não consigo apagar aquelas cenas da minha mente. Daí eu contei a ele que certa vez a Rotam, o Bope goiano, armado, invadiu a Assembléia Legislativa procurando um deputado que os chamou de assassinos, que riu e disse: nossa que loucura! Aqui os deputados são na maioria parceiros dos Comandos. Aí foi minha vez de ficar assustado. Parceiros dos Comandos? Pois é! Foi então que caiu minha ficha mais uma vez. Aqui está cheio desses caras que se escoram no desejo de vingança da sociedade pra se elegerem com propostas fascistas em nome da ordem e nestas eleições entraram muitos, diga-se de passagem, com essa bandeira de bandido bom é bandido morto.
Incrível como neste filme é a arte imitando a vida e, consequentemente, vida imitando a arte da vida. Vou explicar: no filme tem de tudo que temos aqui, os políticos oportunistas, o programa de TV sanguinário com apresentador candidato, que fala do assassinato e anuncia remédio contra varise. Temos secretário de segurança que também vira candidato, seu escudeiro que sabe de segurança mas não tem autonomia para botar a cara. Temos o deputado invocado com direitos humanos, tem os repórteres atrevidos, posso estar incluso nesses. Só é difícil apontar o Cap. Nascimento, porque são tantos candidatos e o que teve de PM que incorporou o Capitão depois de assistir o Tropa, não está nos anais. Ficaram tão empolgados que usavam até as mesmas gírias, a mesma marra e, confesso, alguns representavam tão bem que mereciam uma pontinha no segundo filme. Eu mesmo já fui abordado por um policial certa vez que copiosamente me disse: "Tênis bacana hein! Você é do movimento? Cadê a droga? Vou plantar para você descer pra CPP". Eu não sabia se ria ou se ficava com medo, vai saber. Só faltou ele falar: coloca o saco! Eu que não sou bobo nem nada, me comportei diante da dura e logo o ator me liberou dizendo: se eu te ver de novo aqui vai ter! Detalhe: eu estava no ponto de ônibus.
Mas se realmente o Tropa de Elite 2 influenciar novamente os policiais, dessa vez eles vão querer se voltar contra o sistema que é corrupto de cima pra baixo. Seria perfeito! O cinema iria prestar um grande serviço à sociedade, seria lindo! Mas sinceramente eu duvido muito que os policiais comecem a perceber o quão é prejudicial o seu despreparo e violência diante do cidadão, porque as promessas de campanha ainda tem como carro chefe o aumento de salário, mais armamento, helicópteros, viaturas. E nada de prevenção, educação, capacitação, cultura e esporte, algo que realmente funciona em áreas de conflito. E quem vai querer dar uma de Che Guevara com as contas atrasadas em casa? Então acho que a cena mais imitada ainda vai ser: coloca o saco!

Dyskreto é rapper, ativista cultural e coordenador da Central Única das Favelas de Goiás (www.twitter.com/Dyskreto)

*Artigo publicado no DM Revista do jornal Diário da Manhã, edição de quinta-feira, 14 de outubro de 2010.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons