Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





24 de novembro de 2010

Cufa GO e Sebrae juntos no Encontro Estadual da Rede da Economia da Cultura de Goiás

O coordenador da Central Única das Favelas de Goiás (CUFA-GO), Dyskreto, participou do Encontro Estadual da Rede da Economia da Cultura de Goiás, que reuniu em Goiânia, importantes agentes e especialistas nacionais e internacionais para debater novas formas de se criar e promover a música.

No encontro, que foi realizado dentro da programação da III Conferência Brasil Central Music, Dyskreto falou sobre a dinâmica da instituição, de seus fundadores, objetivos e missão e de como a CUFA se propõe a ser instrumento de inclusão social dos jovens de periferia e de que forma a cultura e o esporte são os carros-chefes na hora envolvê-los de maneira positiva. "Os jovens de periferia buscam uma identidade, querem ser protagonistas, querem ter uma namorada, querem ter um tênis legal, querem ser reconhecidos, sair da invisibilidade. É aí que a cultura atua. O jovem vai poder ser reconhecido por cantar, dançar ou participar da produção de algum evento e até mesmo por poder ministrar oficinas. Ele vai  poder se diferenciar e ter esta identidade que almeja. E se a cultura e o esporte não chegam a estes jovens, eles vão encontrar outros meios, outras bandeiras para levantar, seja por meio de torcidas organizadas, do tráfico ou do uso de drogas", enfatiza.

Estiveram presentes na ocasião secretários de Cultura de várias cidades, interessados em colaborar com a atuação da CUFA pelo Estado de Goiás; Ruth Daniel (Fat Northern Records / Un-Convention – Reino Unido), Pena Schmidt (Auditório Ibirapuera – SP) e Fabrício Nobre (Monstro / ABRAFIN – GO),  além de representantes do Sebrae Goiás, produtores culturais e público em geral. Outro tema abordado pelo coordenador da CUFA Goiás foi o fato de que a Cultura deve passar a ser considerada ponto de partida para a melhoria também da Segurança Pública. "Fala-se muito em crack, em se tratar o doente e em repressão, porém a prevenção, que é mais barata e eficaz, levando-se cultura, esporte e outras possibilidades aos jovens, fica de lado, apesar de ser algo que ajuda muito mais", analisa.

Cufa x Sebrae
Uma parceria significativa com o objetivo de ampliar a atuação da Cufa em todo o Estado de Goiás com o apoio do Sebrae tem sido firmada ao longo deste ano. Uma parceria que prevê estrutura, planejamento estratégico a longo prazo, troca de conhecimentos e ações sociais e culturais. "Estamos entusiasmados e queremos muito fazer parte dessa revolução social que é a Cufa, além de, quem sabe, ser modelo para uma futura parceria nacional entre as duas instituições", confirma Décio Tavares Coutinho, coordenador estadual de Cultura e Entretenimento do Sebrae.

Brasil Central Music
A Conferência Brasil Central Music é uma parceria entre a Central Única das Favelas de Goiás, Monstro Discos, Sebrae, Instituto Global Comunitário, Fósforo Cultural e Studio K, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Funarte, com o apoio de British Council, Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFG e do UnConvention.

 Ruth Daniel (Fat Northern Records / Un-Convention – Reino Unido); o coordenador da Cufa Goiás, Dyskreto; e Pena Schmidt (Auditório Ibirapuera – SP) no Encontro Estadual da Rede da Economia da Cultura de Goiás

 Dyskreto fala sobre a atuação e dinâmica da Cufa, seus fundadores, objetivos e missão


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons