Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





30 de dezembro de 2010

2011 motivos para sermos felizes

Véspera de Ano Novo, todo mundo se recuperando da azia da noite do Natal, preparados para comer o dobro na virada, celebrar o 2010 que foi  "bão", mas custoso como diz minha avó, e cheios de esperança, vamos abençoar o 2011. E na boa, se sobrevivemos a este ano, pode vir o próximo sem medo, porque o que não nos mata, só nos fortalece. Que ano osso! 

Mas comecei a fazer a clássica retrospectiva na minha mente e vi que foi um ano interessante de viver, com boas batalhas. Na política por exemplo, ano de eleição, aquela guerra toda, alguns momentos covardes como de praxe na disputa eleitoral, mas vejam, elegemos uma mulher pra presidente. Ao lado da atual repulsa da sociedade à homofobia, achei esse fato super interessante na disputa de gênero e diversidade. 

Outro ponto marcante, termina o mandato de 8 anos de um presidente de origem nordestina e operária, e os que não gostam que me desculpem, o cara mandou muito bem. Num cargo detestado como esse ter mais de 80% de aprovação é mesmo para engasgar aqueles que disseram que ele seria trágico no poder, foi um tapa na cara.  

No nosso Estado não foi diferente, disputa quente. Mas tirando as farpas, o novo governador eleito Marconi Perillo, parece mais aberto ao diálogo democrático com segmentos que antes não eram considerados importantes, como a cultura por exemplo. E lá vai meu chute: tenho a impressão que quer fazer um mandato que sirva de cartão de visita para disputa presidencial. Pode ser né? Ainda mais pelo fato de convidar um deputado eleito da oposição para assumir uma pasta como a da educação. Foi inevitavelmente surpreendente. No geral, novos deputados, senadores, cenário um pouco oxigenado. Que o povo ganhe com isso. 

Mas vamos falar de esporte, cultura e outras coisas. Quem não está louco para alguma cidade sede da Copa desistir para Goiânia tentar candidatura? Caramba, imagina a infraestrutura que viria pra cá! Hotéis, novo estádio, melhorias e finalmente um aeroporto digno. Custa nada sonhar. O Atlético-GO se segurou na elite, o vila se salvou na B, Goiás apesar de cair foi à inédita final da Sul-americana. "Bão" pro vendedor de amendoin, perspectiva de crescimento! 

Na cultura, saber que o Oscar Niemeyer, antigo Oscar ninguémvai, vai ser reaberto! O Teatro Goiânia reinaugurado após reforma. Novo secretário entrando. E, permitam-me falar, quem entrar vai inevitavelmente ter que dialogar com a molecada de todo o segmento. A cidade parece estar acordando para a produção cultural coletiva, aprendendo a pressionar o Governo, e a cultura não é mais um adorno ou adereço das classes A e B, é um direito de todos. Se quiserem apenas cultura requintada e elitista, vão ter que brigar com o povão. Lindo isso! 

Festivais independentes como o Goiânia Noise, o Vaca amarela, Pé Rachado Hip Hop e a Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra), estão se estabelecendo e dando identidade à cidade, gerando fluxo turístico local. A propósito, preciso dar parabéns a caras incríveis que tenho a honra de ter como parceiros e colegas de batalha, como Fabrício Nobre, incansável e provocador; Pablo Kossa, comunicador f***!; Décio Coutinho, sensível e genial quando o assunto é cultura; Gilvane Felipe, que tem as caras de ir aos eventos, às atividades culturais, sentir ao vivo o que é fazer cultura, e se mistura com a galera.  

Algumas coisas tristes acontecem, claro, como o assustador aumento da violência e contaminação dos nossos jovens com a maior epidemia do mundo, o crack! Mas vamos lutar até a última gota de força, com políticas transversais e paixão, pra erradicar esse mal.  

Apesar de tudo foi um ano muito massa... e vamo que vamo que o salário vai aumentar, hahaha. Contudo, independente disso, sempre tivemos razões para sorrir e encarar tudo com alegria, afinal temos 2011 motivos pra sermos felizes! 

Dyskreto é rapper, ativista cultural e coordenador da Central Única das Favelas de Goiás (www.twitter.com/Dyskreto)

*Artigo publicado no DM Revista do jornal Diário da Manhã, edição de quinta-feira, 30 de dezembro de 2010.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons