Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





19 de dezembro de 2010

Conheça o Prêmio Anu

Valorizar e reconhecer publicamente iniciativas que impactaram positivamente em favela e demais espaços que estão em desvantagem social em âmbito nacional é o objetivo do Prêmio Anú, criado em 2010 pela Central Única das Favelas, para estimular ainda mais iniciativas que democratizem a Cultura, gerem renda, auto estima, qualidade de vida e equilíbrio social. Em cada estado, foram selecionados 5 projetos e os concorrentes de Goiás são: Projeto Arte Circo e Cidadania (Circo Laheto), Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos), Projeto Vivências Culturais (Associação Espaço Cultural Vila Esperança), Projeto Lixo Ritmado Batuque Reciclado (Vida Seca) e Projeto Maçaba - Capoeira (Criméia Resistência Comunitária).

As iniciativas foram indicadas por artistas, produtores, cineastas, gestores públicos dos mais diversos segmentos de todo o Brasil, que escolheram os projetos de acordo com o conhecimento de cada um sobre o assunto. As votações podem ser feitas no site do Prêmio, e seguem até o dia 31 de dezembro de 2010, ocasião em que serão divulgados os vencedores estaduais.

Você conhece o Anú Preto?
Símbolo da CUFA, o Anú Preto é um pássaro encontrado em todo o Brasil em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito escura. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro – bem como contra os negros – fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro.
A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o Anú como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra,e agora criou um premio com este nome, simbolizando uma de suas principais missões: a de transformar estigmas em carismas.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons