Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





17 de janeiro de 2011

Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil concorre a Melhor Iniciativa do Brasil


Vencedor da etapa estadual do Prêmio Anu por Goiás, o Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil é uma extensão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, aquele trabalho que coloca em risco a saúde e segurança das crianças e adolescentes. No Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (CECOM), que iniciou suas atividades em 1984, nas comunidades Nossa Senhora da Esperança e Bom Jesus, no Jardim Nova Esperança, em Goiânia, o PETI atende cerca de 270 crianças.

Atualmente o CECOM desenvolve vários projetos e programas, todos frutos de Convênios com os Poderes Público Municipal e Estadual. A implantação do PETI no CECOM, um Centro dedicado à promoção da cidadania de crianças, adolescentes, jovens, família e comunidade em geral, se deu em 2002. Entre as atividades realizadas no PETI está a Atividade de apoio pedagógico, que consiste em acompanhamento das tarefas escolares, oficinas de leitura, produção de textos, redação escrita e ilustrada, tempestade de idéias, pesquisa, poesia, recorte e colagem, atendimento específico às dificuldades, confecção de maquetes e exploração de temas variados, etc.

Já o Espoarte, outra modalidade utilizada pelo projeto, está voltado para a descoberta de habilidades e competências, levando as crianças a refletir acerca da importância do esporte e cultura para suas vidas, ao explorar trabalhos com sucata, pintura em tela, grafite, teatro informativo, desenho livre, vôlei, brincadeiras de roda, expressão corporal, música, projeção de filmes, laboratório afetivo e oficinas sobre Sexualidade, Violência e Drogas, entre outros.

Agora a disputa é nacional. Os vencedores dos vinte e seis Estados da Federação, mais o Distrito Federal, buscam o título de Melhor Iniciativa do Brasil e quem escolhe o vencedor é você, internauta. Para participar basta acessar o site http://www.premioanu.com.br/. Lá você também fica sabendo um pouco mais sobre cada projeto.

O prêmio foi criado, para destacar ações de intervenção social desenvolvidas em favelas de todo Brasil, que contribuam para a evolução e revolução social desses espaços, ressignificando e estimulando formas de convivência. O objetivo maior é o reconhecimento de instituições da sociedade civil organizada que notoriamente empreenderam ações em prol do Equilíbrio Social. A premiação contempla as iniciativas mais votadas dentro de favelas ou periferias pelo público em cada estado e que receberão o Anu de Ouro. A festa de premiação será dia 7 de fevereiro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons