Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





24 de fevereiro de 2011

Fui mais voltei. Aqui é o melhor lugar do mundo!


Fala amizade! Tudo certo? Tô de volta a terrinha depois de uma semana inteira na bela cidade de Fortaleza (CE). Mas antes que me parabenizem pelas férias, fui a trabalho, um trabalho que amo, que é construir a base de uma revolução silenciosa, gerando protagonismo e espírito de vitória nas lideranças em formação, todos jovens vindos de favelas e periferias do Brasil inteiro. Como a gente costuma falar entre nos “É a CUFA Mané”!

Bom, como disse, estive a trabalho e este trabalho foi participar de dois momentos incríveis e históricos. O primeiro foi a posse da nova presidência da Central Única das Favelas (CUFA). Preto Zezé (Ceará) e Karina Santiago (Mato Grosso) receberam das mãos de MV Bill e Nega Gizza os títulos de presidente e vice, representados pelo símbolo máximo na organização, o Anu Preto, que fica por 4 anos no Ceará, guardando todas as boas energias dos estados presentes.

A cerimônia foi linda, a começar pelo teatro José de Alencar, de pé desde 1910, extraordinário! MV Bill entregou o Anu ao Preto Zezé e fez um humilde e contundente discurso, se colocando como um simples soldado da instituição a partir daquele momento e, claro, não menos importante. Era o poder sendo descentralizado.
Após a cerimônia encontrei várias figuras ilustres, com quem bati um papo como se fossemos amigos de longa data. O primeiro foi o Raimundo Fagner, sim, eu pedi uma foto, e acreditem, ele disse: vamo pro Bar do Vinil na sexta! Na minha mente eu pensei “Eu?!”. Eita vida inusitada! Mas ainda era só o começo.

Esbarrei com meu ídolo do rap nacional e agora bom amigo MV Bill e logo ele me zuou: caraca Dyssskreto, tá parecendo um mafioso chicano com esse terno! Quem diria ser zuado pelo cara que há 5 anos eu só ouvia pelos discos. E pra completar o pacote me aparece o lendário mano Brown do Racionais Mc’s e entra na roda de papo em que eu estava, trocamos telefone, falamos de 2pac, Cassiano e tudo mais. Resultado, fomos todos para um restaurante bater mais papo, falar de música, futebol, política... tudo. Caramba, fiquei amigo de caras que eu só admirava pela TV e discos!

Na manhã seguinte, ainda achando o máximo o que rolou, acordei disposto para o primeiro dia do 6º Encontro Nacional da CUFA. Eu sei por experiência de outros encontros, que este momento é recheado de conhecimento, pressão, emoção e planos de futuro. Estava ali toda a tropa de elite social de 27 estados e ainda 3 países, onde a CUFA também nasceu. Soldados da paz e da transformação recebendo treinamento pesado para impactar em seus estados e países.

Palestrantes de peso dali a pouco entrariam em cena para passar conhecimento, como o todo poderoso da comunicação da Rede Globo de Televisão Luis Erlanger; e o também global Raphael Vandystadt; Rosana Sperandio, da Unesco Brasil; Roberto Marinho da SENAES, falando sobre economia solidária; a esplêndida comunicadora Ivana Bentes; o digital Marcelo Branco; Felipe da Open Mind, que deu um show com suas lições de marketing cultural e social. Poxa, eu estava vidrado, anotando tudo! Voltei outro homem.

Só quero dizer amigos, que logo esse bonde vai estar tão grande e embalado, que vamos trazer pra dentro toda e qualquer pessoa disposta a fazer o bem, a fazer o certo, a fazer por quem está abandonado e sem perspectivas. Todo aquele, seja estudante, advogado, pedreiro, dona de casa, jornalista, músico, qualquer alma com espírito de mudança é muito importante pra nós. Conto com você para essa revolução social embalada de muita música, com forte trabalho e coletividade.

Ah, e detalhe, em 2012 este encontro pode vir para nada mais nada menos do que Goiânia! Vamos potencializar as lutas do nosso estado de Goiás, com esse furacão que é a CUFA. Valeu Fortaleza, mas vou confessar, quando o avião pousou em Goiânia, eu soltei aquela clássica: Estou de volta a cidade que eu amo, aqui é o melhor lugar do mundo! 

Dyskreto é rapper, ativista cultural e coordenador da Central Única das Favelas de Goiás  (www.twitter.com/Dyskreto)


* Artigo publicado no DM Revista, do jornal Diário da Manhã, edição de quinta-feira, 23 de fevereiro de 2011.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons