Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





31 de março de 2011

Copo meio cheio ou meio vazio?

A parte legal de não ter partido, de não ter legenda, é poder falar livremente, e eu sinceramente gozo desse privilégio. Num mundo tão cheio de amarrações e favores é raro se manter intacto, por isso meu cuidado é dobrado em me envolver no que quer que seja. Eu, assim como vocês leitores, tenho observado as mudanças na vida cotidiana, sejam mudanças climáticas, mudanças sociais, culturais, políticas, tudo enfim. E em se tratando de Goiás, nossa terra, tenho um apreço maior em tentar entender nosso contexto social.
Tô vendo as coisas mudarem, muitas pra melhor e muitas para pior nos mais diversos aspectos. E toda essa mudança gera muito comentário, discussão. São as coisas se movendo. Quero abordar agora, sobre o que tem sido todo o processo de engrenagem da cultura em Goiás, segmento do qual fazem parte, pessoas atentas, antenadas e que sempre cobram muito. Sinceramente eu acho isso ótimo, pois o potencial de avanço passa a ser maior.

É um momento delicado, assim como em todo país, em Goiás está havendo cortes, reengenharia nos planejamentos, alternância de poder, avidez por mudanças, expectativas de melhorias. E esses ingredientes deixam qualquer ambiente democrático agitado. Agora eu fico preocupado quando a coisa começa a virar uma algazarra, como numa  guerra de arremessar comida de filme pastelão. Tô falando isso porque a classe cultural reagiu bem nos últimos dois anos por aqui, algumas portas se abriram com muita luta. E uma situação era provável, mas indesejada, o fato de haver congestionamento quando todo mundo tentasse passar por essas portas abertas. Aí começa a Babilônia.

Ataques pessoais, informações nebulosas, tendencionismo (nem sei se existe essa palavra), guerras vaidosas, disputas desleais e artimanhas covardes só enfraquecem qualquer movimento democrático, de qualquer segmento e não seria diferente na cultura. É preciso elevar a discussão, separar os sentimentos, ter legitimidade levantada com argumentação sóbria, tudo partindo da sociedade civil, para não cair na vala comum de gente como o tosco deputado Bolsonaro, racista, homofóbico, retrógrado e incapaz de ocupar a posição que ocupa. Se a sociedade civil se comportar assim, lascou! Não poderemos nem criticar os políticos incorretos se formos incorretos também né?

Amanhã, dia 1° de abril, acontece uma manifestação da classe cultural do Estado de Goiás, dentre outras coisas, em protesto ao corte de 2 milhões, realizado pelo governo estadual, referente à Lei Goyazes e à desestrutura da atual Agência Goiana de Cultura, a Agepel. Incrível, lindo e legítimo, claro, se tudo acontecer da melhor forma, com adesão, lucidez e conteúdo. Sem denuncismo, infecção partidária pejorativa, pois as eleições já passaram. O lance é a sociedade, a classe cultural ir para cima de modo autêntico, em seu direito e em seus deveres, e saber de quem cobrar. Aí, sim o trem anda!

Se assim for, vai ser massa, minha preocupação se deve ao fato de gente jogar mentiras no ventilador através de jornalistas e impressos irresponsáveis e bagunçar o coreto, e fazer a classe se voltar contra si mesma. Coisa de gente ciumenta, sem lastro, que não consegue aglutinar, acostumado a lutar a briga de rua, esquecendo que agora é um boxe mais organizadinho, com regras e mais respeito, mas não menos impactante.

É preciso lembrar: destruir algo por destruir é mole, destruir para se construir algo melhor é o desafio, e a construção já começou. E para ficar suave nosso papo aqui, vamos responder a uma pergunta: o copo tá meio vazio ou meio cheio? Temos que esvaziar o resto, ou encher o que falta? Beijo no coração de todos.

(Dyskreto é rapper, ativista cultural e coordenador da Central Única das Favelas de Goiás. www.twitter.com/Dyskreto)

* Artigo publicado no DM Revista, do jornal Diário da Manhã, edição de quinta-feira, 31 de março de 2011.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons