Contato:
E-mail: cufa.goias@gmail.com
Twitter: @Cufagoias





17 de março de 2011

Fechado para Reforma

Ontem me peguei com a cabeça confusa e resolvi fazer faxina no meu escritório, jogar coisas velhas fora, também na minha casa. Papéis e objetos que só ocupavam espaço, tudo aquilo foi pro lixo, separadinho ok ambientalistas? Ao mesmo tempo fui vendo que meu lar precisa de muitas reformas, tem muitos problemas lá sabe, daí comecei a refletir sobre essa palavra... Reforma.

Ao mesmo tempo ouvindo o jornal da TV, notícias anunciadas rapidamente como notas do twitter, compulsoriamente, agregadas ao teor de tensão que elas trazem. Poxa vida, o que foi isso no Japão? Meu Deus! Foi como assistir um filme de ficção, mas era real e aterrorizante. Horas depois uma amiga que mora em Chiba me disse que nunca sentiu tanto medo. Tenho certeza que não. As notícias seguindo, sempre tensas e globalizadas, destruição e mortes em massa, descontrole climático, crises políticas e econômicas.

Chuvas destruindo cidades em Santa Catarina, geleiras em seu mais baixo nível, Guerra Civil na Líbia de Kadafhi, logo após a queda do governo do Egito pelo mesmo motivo, extirpar um ditador e seu regime, isso motivando vários outros povos a fazer o mesmo, cortes orçamentários no mundo todo, e agora no Brasil em função de uma pré crise. Lembrei dos terremotos e tragédias no Haiti e Austrália. O oriente Asiático tá malucão da vida, a China explodindo de gente, EUA com a economia pifando.
Sinceramente pensei comigo, que diabos esta acontecendo com o Mundo?

Pensei, pensei e... Click! Ta parecendo uma reforma, onde se bagunça tudo para achar uma nova organização. O mundo esta sendo reformado profundamente, aparentemente apenas fisicamente, mas na verdade valores estão mudando, ou se fazendo necessários. Os povos estão querendo ser mais coletivos e colaboradores entre si, agora mais do que nunca, digamos pela conjuntura da situação, dramática. 

Quem não fica profundamente triste ao ver o desespero de uma mãe ou um pai procurando seu filho nos escombros? Isso ativa nosso sendo de humanidade, instiga a humildade em nossos corações, e a vontade de salvar qualquer irmão que conseguirmos. Está sendo preciso tanta tragédia para acelerar esse sentimento em nossos corações, ao mesmo tempo, em todo planeta. E é um inevitável caminho, a coletividade.

Como dizem alguns amigos da cultura que conheço, ‘’até pra ser egoísta você tem que ser coletivo’’, não tem como correr, resta abrir o coração mesmo e entrar na onda do ‘’vamos fazer juntos’’
Podemos perceber isso até nos grandes lideres e países grandes, mesmo que por motivos econômicos, que seja, mas repare quando algum País ameaça o mundo, logo sanções são aplicadas a ele e o dinheiro começa a faltar, produtos, negócios... Talvez um freio que a ONU tem para com loucos como Kadafhi.

Por fim, quero dizer que queria muito a nível local, que também nossos parlamentares e governantes sentissem essa tendência mundial. E fizessem política mais para o povo do que para partidos, mais para o bem da humanidade do que para as eleições, que em minha opinião é uma das maiores barreiras para a coletividade quando se tem um sistema eleitoral antiquado, cadê a reforma política? Reforma! Ta vendo? Ela ta em tudo. 

A Deus, Buda ou sei la como alguns chamam, esta reformando a Humanidade através das conseqüências dos próprios atos dela.  O mundo esta sendo reformado para os novos inquilinos, e você, qual sua reforma pessoal de hoje?

Dyskreto é rapper, ativista cultural e coordenador da Central Única das Favelas de Goiás  (www.twitter.com/Dyskreto)

* Artigo publicado no DM Revista, do jornal Diário da Manhã, edição de quinta-feira, 17 de março de 2011.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons